Atendimento:
(18) 3654-2210
QUALIDADE: Banco de Leite da Santa Casa recebe Certificado Ouro em Excelência   - 01/12/2015
A certificação é conferida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz
 
O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis recebeu o Certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano - Categoria Ouro”, o nível mais alto em certificação existente, comprovando a excelência em qualidade dos serviços prestados à comunidade de Penápolis e região, em especial às mães e recém-nascidos.  
O título foi anunciado na última sexta-feira, 27, na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na capital. 
A nutricionista da Santa Casa de Penápolis, Vanessa de Almeida Pinto, responsável pelo Banco de Leite Humano do hospital, recebeu a certificação das mãos da Consultora da Rede de Banco de Leite Humano, Anália Ribeiro Heck.  
A certificação é conferida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. Esse programa é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Fernandes Figueira, e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. A iniciativa tem ainda o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, 
A nutricionista da Santa Casa de Penápolis, Vanessa de Almeida explica que o Banco de Leite recebe anualmente a certificação, mas é a primeira vez que consegue entrar na categoria ouro, o grau máximo da certificação.
“Em 2014 recebemos a certificação na categoria bronze e em 2015 saltamos direto para a categoria ouro”, comemorou. 
De acordo com a nutricionista, a certificação máxima se deve às adequações realizadas no Banco de Leite do hospital. 
“Seguimos algumas exigências e normatização da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, cumprindo vários requisitos e adquirindo equipamentos necessários, e então conseguimos a certificação máxima”, disse. 
O Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis obteve uma pontuação de 98 pontos, dentro dos critérios da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. Para se enquadrar na categoria ouro, a pontuação exigida é de 90 a 103 pontos.  
 
Atendimento
O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Penápolis recebe a doação de leite materno e entrega para as mães que por algum motivo não podem amamentar seus filhos recém-nascidos. 
No último mês de outubro, o Banco de Leite do hospital recebeu cerca de 50 litros de leite materno, de 19 doadoras. “Algumas mães conseguem doar até 2 litros de leite pode semana”, comenta a nutricionista. 
Desse total, cerca de 24 litros de leite foram distribuídos para os bebês internados no hospital e também para aqueles que já tiveram alta hospitalar.
A nutricionista Vanessa Almeida explica que o leite doado passa por um processo de pasteurização e pode ser armazenado no freezer por um período de até seis meses. “Há meses em que a procura pelo leite materno é maior do que o número de doação. Por isso, o leite que foi doado em um mês, pode ser armazenado e consumido nos meses seguintes”. 
 
Doação
O Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis pede a colaboração das mães que quiserem ser doadoras de leite materno. É necessário estar amamentando, ser saudável e apresentar exames de pré-natal. Funcionárias do Banco de Leite fazem a coleta do leite materna na residência das mães doadoras.  
As mamães interessadas em ser doadoras de leite materno podem entrar em contato direto com a Santa Casa de Penápolis através do telefone (18)3654.2210 e pedir para falar no Banco de Leite. 


Confiram as fotos





Copyritght 2013 - Santa Casa de Penápolis - Todos os direitos Reservados
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Penápolis