Uma nova estrutura entra em funcionamento a partir desta sexta-feira (17) no Pronto Socorro Municipal de Penápolis: a Sala Vermelha, espaço destinado ao atendimento imediato de pacientes em estado crítico ou com risco iminente de morte. A inauguração oficial será realizada às 10h30.
A nova estrutura foi implantada conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atendendo aos padrões exigidos para unidades de pronto atendimento e hospitais de médio porte.
Segundo a diretora técnica da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, médica Mirela Fink, a Sala Vermelha já está em funcionamento, integrada ao fluxo do Pronto Socorro, atendendo pacientes de Penápolis e da microrregião.
“O hospital deu mais um importante passo na qualificação do atendimento de urgência e emergência. A sala foi instituída e equipada de forma muito especial, com ambiente dotado de equipamentos modernos, de última geração”, comemora Mirela.
“Essa Sala Vermelha representa um salto de qualidade na resposta hospitalar aos casos graves, como infartos, acidentes, insuficiências respiratórias e outras emergências clínicas ou traumáticas. Com esta estrutura, conseguimos garantir um atendimento mais rápido, seguro e eficaz, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo complicações nos pacientes mais críticos”, completou a médica.
O administrador da Instituição, Caio Rubens Ferreira da Costa, destacou:
“Esse é mais um grande passo das inúmeras mudanças que tivemos e que ainda estão por vir na unidade, para melhor atender nossos pacientes.”
Atualmente, o Pronto Socorro tem como administrador o próprio Caio Costa e como coordenador médico o Dr. Giulio Coscina. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa se empenhou na implantação do novo serviço.
A Sala Vermelha conta com infraestrutura completa para garantir suporte avançado à vida 24 horas por dia. O ambiente possui leitos com monitores multiparamétricos, ventilador mecânico, desfibrilador, bombas de infusão, aspirador de secreção, fontes de oxigênio e ar comprimido, além de um carrinho de emergência completo.
Para viabilizar a implantação da Sala Vermelha, foram investidos R$ 156 mil, provenientes de emendas impositivas dos vereadores Paulinho do Esporte e Altair Reis.
A equipe da Sala Vermelha é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados em urgência e emergência, garantindo um atendimento ágil e humanizado.
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, destacou que o investimento na estrutura e na capacitação dos profissionais reforça o compromisso da Santa Casa e da Prefeitura com a humanização e qualidade no atendimento à população.
Já o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, afirmou:
“A Sala Vermelha é um marco importante na modernização do nosso Pronto Socorro. O objetivo do município é oferecer um serviço digno, eficiente e com condições adequadas para salvar vidas.”